Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Afinal de contas, maiúsculo ou minúsculo?

Este é apenas um pequeno post “desabafo”. Muitos programadores me questionam por que eu programo em SQL usando somente letras minúsculas. Vamos fazer uma pequena comparação de um código do jeito que eu faço, um no padrão que os programadores dizem ser o “correto”, e mais para o final, um terceiro procedimento, que é código interno do SQL.

Maneira como eu programo Padrão considerado “correto”
image image


Em primeiro lugar, minha influência em programação veio de meu pai, que sempre programou em C. Uma coisa inclusive que detesto no C++/C# é o fato de ser case sensitive. Isso é irritante! Hoje com as ferramentas atuais (visual studio por exemplo) isso “teoricamente” não é mais problema.

Bom, eu honestamente, acho uma grande besteira ficar ligando e desligando o CAPS LOCK enquanto se programa. Se o SQL tem o recurso de identificar todas as palavras do código por cor, pra você identificar comandos, strings, operadores, não vejo sentido nenhum nessa formatação. E pessoalmente, acho muito mais agradável e bonito o código sem letras maiúsculas, pra mim só poluem a tela.

Mas se ainda insistir em achar que eu estou errado, vamos dar uma olhadinha então nos códigos de programadores que desenvolveram o SQL! Sim, podemos ver esses códigos! Vamos pegar aqui, duas funções muito comuns do SQL (sp_help e sp_spaceused), e ver como é o código delas (basta usar sp_helptext para visualizar o código do procedimento):

exec sp_helptext 'sp_help'
image

exec sp_helptext 'sp_spaceused'
image
image


Se quiser ver no seu próprio SQL, é só executar “ sp_helptext 'sp_spaceused' ” ou “ sp_helptext 'sp_help' ” e você vai ver como foram feitos o código T-SQL dos procedimentos internos mais utilizados do SQL Server.

:D

2 comentários:

  1. Realmente quando se escolhe uma formatação única o trabalho fica muito mais rápido.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente !!
    O importante é chegar ao objetivo final e deixar o código compreensivo para que outros programadores consigam entender.

    ResponderExcluir